VALORIZANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO

E TURISTICO DE RONDÔNIA

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o patrimônio histórico e turístico de Rondônia, através da produção de slides no power point com textos previamente elaborados em inglês e português, as aulas de inglês do professor Wanderlan Alencar Barbosa estão cada vez mais dinâmicas e criativas.
O professor associou ao projeto quatro disciplinas: inglês, português, história e informática, trazendo mais possibilidades pedagógicas, diferentes do habitual, para que os educandos desenvolvessem suas capacidades criativas.

Os alunos estão motivados e interessados em participar e efetivamente aprender a Língua Inglesa, posto que as aulas concentram-se em aprender a fazer e aprender a aprender, relacionando os conteúdos com o contexto histórico e cultural dos alunos, oportunizando-os vivenciar e compartilhar novas experiências a partir do que já está consolidado.

DEPOIMENTO DOS ALUNOS:

"Este trabalho foi muito interessante, pois utilizamos outro meio nas aulas, aprendemos mais um recurso da informática” Hudson – 2º U

“Foi uma aula diferente das que costumamos praticar e com certeza contribuiu muito com o nosso conhecimento. Parabéns ao professor” Saulo - 2º ano U.

“Foi muito bom, um trabalho bastante dinâmico, ou seja, uma aula diferente. Contribuiu bastante com nosso conhecimento”. Gleyciane Prata e Bruna Anatasha - 2º U

“Achamos muito interessante montar os slides, pois além de desenvolver nossa criatividade passamos a conhecer melhor o patrimônio histórico de nosso estado e o que eles representam”. Thalita, Milena, Juliana – 8ª A

“Achamos maravilhoso desenvolver esta atividade, descobrimos coisas novas e aprendemos um pouco mais sobre nosso estado”. Diana, Amanda, Tânata e Jhuliane – 8ª A

“Fazer atividades com as nossas jóias de Rondônia, na matéria de inglês, foi muito interessante, pois engrandeceu nossa cultura e conhecimento”. Cinthia, Daiane, Greyce e Camila – 8ª A

“Foi muito importante porque não tínhamos conhecimento da importância da Catedral do Sagrado Coração de Jesus para nosso estado”. Luis, Sauber e Dvison – 8ª A

“Foi importante porque nos ajudou a conhecer melhor o tema proposto alem de melhorar ainda mais nosso inglês”. Carlos, Rafael, Melque, Gilmar, Pedro e André – 8ª A

FORMATURA DO PROERD - 2007

No dia 27 de novembro, realizou-se a formatura de mais uma turma do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Programa este da Polícia Militar do Estado de Rondônia, ministrado pelo policial Antunes. O programa objetiva, a formação de alunos multiplicadores na promoção de mudanças de comportamento no ambiente escola/familiar. Com este programa visamos conscientizar a classe estudantil a dizer “NÃO” as drogas e a violência, como também reforçar sua auto-estima.

DEPOIMENTO DOS ALUNOS:

“ Não use drogas para se livrar dos problemas, pois você está criando mais um. O PROERD é amor, viva a vida com amor, pois assim você está vivendo com o PROERD”. Iran Junior Machado – 4ªA

“ O primeiro passo para se manter longe das drogas, é passar para os outros o que você aprendeu durante os estudos do PROERD”. Joelma dos Santos – 4ª A

“ O PROERD é um programa que ajuda as crianças a ficar longe das drogas para ter um país melhor e sem violência”. Albert Pedrosa – 4ª A

“ O PROERD é um programa que livra as crianças do mal”. Melissa Cristina – 4ª A

“ O PROERD nos ensina a não fazer coisas erradas como o cigarro e as drogas.“ Alessandro Reis – 4ª A



[...]

VI MOSTRA CULTURAL: TALENTOS EMPREENDEDORES


Este evento foi realizado em novembro de 2007, com o objetivo de promover e dinamizar o processo ensino-aprendizagem, através de práticas culturais, artísticas e artesanais, desenvolvendo o talento que cada aluno traz consigo e a partir daí, transformar esse potencial em oportunidades de negócio.

Os alunos realizaram seus trabalhos de acordo com as suas habilidades nas áreas de artes, artesanato, culinária, fotografia, informática, entretenimento, estética entre outros. Todos os gastos, por eles produzidos foram vendidos e o dinheiro arrecadado com a venda, foram deduzidos os débitos investidos e o lucro foi dividido entre os integrantes dos grupos.

É notório que este projeto semeou ações construtivas, voltadas para o fortalecimento cultural, artístico e empreendedor. Trata-se de mais uma parcela de atividades motivadoras, que contribuiu para a formação cultural e empreendedora de nossas crianças e jovens.






[...]

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2007

Atualmente vive em nosso planeta mais de 6 bilhões de pessoas. Esse contingente está longe de parar de crescer. Estima-se, por exemplo, que em 2025 será superior a 8 bilhões. Números tão expressivos como esses nos levam a refletir sobre alimentação, energia, habitação, água e demais recursos naturais. Será que há espaço e recursos para todos? De imediato, somente podemos nos prender a uma certeza, a de que podemos perder parte da nossa morada, a Terra. Essa constatação tão óbvia e ao mesmo tempo tão assustadora exige, de toda a humanidade, o enfrentamento da seguinte questão: que mundo queremos para nós e para as gerações futuras? Pensando em situações como essa que professores e alunos de nossa escola desenvolveram atividades na Semana do Meio Ambiente com objetivo de realizar uma mobilização que despertasse para uma conscientização ambiental.
Durante os dias 04, 05 e 06 de junho foram realizadas pelos alunos diferentes atividades.
Os alunos do 3º ano sob
orientação das professoras Carmem Silvia e Elisangela e a Supervisora Daniella Carla, colocaram em prática o “Projeto Eco-feira”, uma atividade desenvolvida todos os anos na Semana do Meio Ambiente e trabalhada de forma transversal no currículo escolar das disciplinas Geografia e Biologia. O trabalho foi apresentado através de palestra ministrada pelos alunos do 3º ano e como ouvintes os alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Com o tema: “ ÁGUA “, Foram debatidos sobre sua importância, consumo, poluição, desperdício, escassez e por fim, apontadas sugestões para seu uso correto.

Alguns alunos do 1º ano, sob orientação da professora Carmem Silvia e professor Rogério, dissertaram sobre o tema: “ AQUECIMENTO GLOBAL “, com apresentação de teatro de fantoches para as crianças de 1ª a 4ª série. Um outro grupo excursionou pelas ruas de nosso bairro registrando o destino do lixo. Em seguida foi exposto um painel de fotografias itinerante aos alunos do segundo turno.

Os alunos de 4ª e 7ª A sob orientação das professoras Nirma, Yolanda e Supervisora Daniella Carla, realizaram uma mobilização com o objetivo de despertar a população quanto a consciência de respeito e preservação da natureza, utilizamos algumas estratégias como um pitstop no sinal do cruzamento das Avenidas 7 de Setembro com Brasília. Os maiores portando faixas e os menores vestidos de animais portando placas com mensagens trazendo frases de sensibilização tais como: Chega de biopirataria! Pare de queimar nossas florestas!! Pare com as queimadas!! Precisamos de ar puro!!.Sem água não há vida!! Entre outras.


[...]

HISTÓRICO DA ESCOLA



A Escola Murilo Braga, foi inaugurada no Governo do Coronel Jaime de Araújo, no dia 15 de fevereiro de 1958.

O Decreto de Criação nº 866 de 23 de setembro de 1977. Foi autorizada através do Parecer nº 068 do CTE/77 e homologado em 17 de novembro do mesmo ano.
Recebeu esse nome em homenagem ao grande educador Murilo Braga de Carvalho, nascido no Piauí na cidade de Luzilândia, em 08 de dezembro de 1912. Era filho de José Raimundo Braga de Carvalho e de Carmosina Pires Braga.
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, foi professor e diretor do Instituto de Educação, assistente da cadeira de Psicologia Educacional, assistente de seleção pessoal do Conselho Federal do Serviço Público Civil, diretor de seleção de aperfeiçoamento o DASP. Trabalhou no Ministério da Guerra dos Estados Unidos. Foi diretor do INEP e em 1946 organizou o plano de construção escolares para todo o Brasil. Foi diretor do SESC de 1948 a 1952. Participou de conferência em Chicago – (EUA) e Araxa (Brasil), Seminário Interamericano de Alfabetização e Educação de Adultos (OEA – UNESCO) em Quitandinha, Seminário de Educação Primária em Montevidéu (Uruguai).
Quando da sua inauguração, era diretora de Departamento de Educação e Cultura, a professora Marise Magalhães Castiel. Entrou em funcionamento no dia 1º de março de 1958, tendo como primeira diretora Lucimar Barcelar Martins. Atualmente é dirigida pela Profª Maria do Socorro Maciel. Recentemente a escola foi autorizada através da portaria de autorização 0724/ 06 de 01 de novembro de 2006.
A escola em pauta apresenta os seguintes órgãos e estrutura administrativa:

Direção e Vice-Direção
Apoio Administrativo
Corpo Docente
Corpo Técnico

Funciona em três turnos sendo:
Nos 1º e 2º turnos – Ensino Fundamental ( de 1º ano ao 9º ano ) e Médio ( de 1º ao 3º ano ).
No noturno – Ensino Supletivo Seriado Fundamental ( de 5ª a 8ª série ) e Médio ( de 1º ao 3º ano ).

CARACTERIZAÇÃO

Sua estrutura física é composta de 11 salas de aula, possui ainda 1(uma) diretoria, 1(uma) secretaria, 1(uma) sala de supervisão e orientação (conjugadas), 1(uma) sala de psicologia, 1(uma) sala de professores, 1(uma) sala da APP, 1(uma) sala de vídeo, 1(uma) sala de informática, biblioteca, 1(uma) sala de educação física, 2(dois) depósitos ( um para educação física e outro para materiais diversos ), 1(uma) cozinha, 1(um) refeitório e depósito para merenda, 5(cinco) banheiros e quadra poliesportiva 1 pátio de 05 metros quadrados.
A escola dispõe de 65 funcionários entre professores, corpo técnico, administrativo e apoio.
Atualmente a escola possui alunos na faixa etária de 06 a 63 anos, freqüentando o primeiro segmento do ensino fundamental e médio regulares e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sua clientela é caracterizada por crianças, adolescentes, jovens e adultos, como, funcionários e filhos de funcionários da própria escola, servidor público, pequenos e grandes comerciantes, feirantes, diaristas, domésticas, autônomos, vendedores, vigilantes entre outros. Temos um total de 70% da clientela de baixa renda.

...

[...]