No dia 27 de Agosto foi realizada pela primeira vez em nossa escola a “Conferência de Meio Ambiente na Escola”, que faz parte da “III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente”, um projeto do MEC e do Ministério do Meio Ambiente e com apoio das Secretarias de Educação.
Foram envolvidos na referida conferência a comunidade local e comunidade estudantil. Algumas estratégias foram utilizadas como fomento da temática em questão como: painel, teatro, paródia, rap e recursos audiovisuais. Os alunos do 6º ao 9º anos se responsabilizaram pela dinamização e o sucesso do evento. A nossa conferência teve como objetivo conhecer e discutir diversos temas ambientais e sociais e apontar soluções para buscar novos valores e atitudes no relacionamento com o meio ambiente em que vivemos.
O 6º ano expressou suas idéias com o tema: “Tráfico de Animais” através de painel, onde foram debatidas questões como: espécies ameaçadas de extinção em nossa região, contrabando, maus tratos, o uso por instituições científicas e por fim os direitos dos animais. Exporam suas responsabilidades com este tema com as seguintes ações: confeccionar e distribuir panfletos conscientizando a comunidade local e gravar um documentário de conscientização para ser apresentada a comunidade escolar quanto aos cuidados que devemos ter com os animais.
O 7º ano expressou suas idéias com o tema: “Transgênicos” também através de painel, onde foram debatidas questões como: os transgênicos como fruto da biotecnologia, com o seu lado positivo e os riscos que os mesmos podem trazer aos seres vivos. Como responsabilidades com o tema, os alunos têm como proposta a conscientizar através das seguintes ações: Criar e divulgar slides através de e-mail aos alunos e criar um blog na Internet para conscientizar a comunidade local e funcionários.
O 8º ano debateu o tema: “O Aquecimento Global e as Mudanças climáticas” onde foram colocadas em questão o equilíbrio ecológico, efeito estufa, o papel do homem no equilíbrio ecológico e buscadas ações locais e regionais, que combatem o aquecimento do planeta. Foram debatidas também as conseqüências do aquecimento global em nossa região. E por fim, os alunos exporam suas responsabilidades com o tema, propondo as seguintes ações: Criar e distribuir um jornalzinho ecológico e plantar árvores com apoio da SEMA, no bairro onde está inserida a escola, conscientizando da importância de se ter um ambiente saudável.
9º ano A debateu o tema: “Fontes de energia” onde foram questionadas as fontes de energia eólica, solar, biomassa, hidrelétrica, biogás, combustíveis fosséis, geotérmica, urânio, suas importâncias, como as mesmas prejudicam ou não o meio ambiente e soluções criativas de fontes de energia. E debatidas também as principais fontes de energia de nossa região. Como responsabilidades com o tema os alunos proporam as seguintes ações: elaborar folder para distribuir em um pit stop, no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Brasília informando o melhor uso dessas fontes de energia.
9º ano B e C debateram o tema água, onde foram discutidas questões como: o ciclo, a importância, o mau uso, o futuro, e alternativas para cuidar da água. Os alunos apresentaram este tema através de uma peça de teatro e de uma paródia da música “como é grande o meu amor por você” de Roberto Carlos, conscientizando de que só com a água em quantidade e em qualidade suficientes teremos qualidade de vida. Como responsabilidade com o tema os alunos proporam as seguintes ações: criar peça de teatro para ser apresentada em locais públicos, realizar uma passeata com ajuda de um carro som pelo bairro e criar uma comunidade no orkut com o tema: “Água: viva a vida com ela”, conscientizando quanto ao uso adequado da água.