PROJETO TABUADÃO
2º ao 5º Ano
DURAÇÃO:
O projeto será desenvolvido no 4º
bimestre de 2012 e poderá permanecer em evidência nos anos seguintes, caso,
após avaliação, sinta-se necessidade de se manter o projeto.
META:
Aumentar o número de alunos com a
capacidade de entender e memorizar a tabuada justificando o processo usado.
Coordenadores do Projeto: Patrícia
Lopes Cardoso e Selma Maria
Professores:
Conceição
Muniz
Ida de
Castro
Odete
Portela
Silvia Maria
Leite
JUSTIFICATIVA:
Sabemos que o aprendizado da tabuada,
no ensino básico, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no
processo da aprendizagem. O grande número de alunos que cometem erros de
cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos
casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria. Pensando nisso estamos
desenvolvendo este projeto para que possa ser empregado como elemento de apoio
aos professores para o ensino da matemática.
OBJETIVO GERAL:
·
Estimular
e motivar os alunos a aprender e a memorizar a tabuada.
·
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático e cálculos.
· Aumentar
o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aproveitamento, as
competências e habilidades necessárias à aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Estudar
a história de Pitágoras, filósofo e matemático grego.
·
Conhecer
a tabuada de Pitágoras.
·
Estudar
as tabuadas de multiplicação do 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
·
Completar
quadros de tabuada de multiplicação.
·
Saber
a regra do jogo de dominó da multiplicação.
·
Jogar
dominó da multiplicação e divisão.
·
Resolver
exercícios envolvendo as tabuadas estudadas em sala.
DESENVOLVIMENTO:
Os participantes do Projeto Tabuadão
serão os meninos e meninas do 2º, 3º, 4º e 5º anos. Os alunos do 2º ano só
escreverão a tabuada de multiplicação do 2 ao 5. E para os demais alunos
de 3º, 4º e 5º anos deverão estudar toda a tabuada de multiplicação e da
divisão.
O professor de sala de aula
estimulará os alunos ao uso do raciocínio rápido, a compreensão do processo da
tabuada, bem como a memorização, através de atividades relativas e também preparando-os
para a competição.
Ao final de cada bimestre acontecerá
a OLIMPÍADA da seguinte forma:
·
Em
sala de aula a professora irá distribuir um quadro da multiplicação para que os
alunos completem em tempo determinado. Sendo que para a realização da prova,
o 2º ano terá 20 minutos e o 3º, 4º e 5º ano terão um tempo de 10 minutos.
Posteriormente a professora fará a correção para que avalie o desempenho de
seus alunos.
· Num
outro momento em sala de aula, a professora aplicadora e a coordenadora farão dois
dias de TABUADÃO onde no primeiro dia num tempo determinado cada aluno irá
responder a tabuada do 2 ao 5 e no outros dias as tabuadas do 6 ao 9;
·
A
correção será feita pelos aplicadores;
· Em
cada sala serão escolhidos os três primeiros lugares (aqueles com maior número
de acertos);
·
O
primeiro lugar de cada sala receberá como prêmio uma camiseta da olimpíada;
Também serão premiados o 2º e 3º lugar de cada turma.
· O
aluno vencedor não poderá ser premiado novamente no bimestre seguinte;
·
No
último bimestre, a competição acontecerá entre os vencedores de cada bimestre;
·
O
prêmio conferido ao primeiro lugar será surpresa. Também serão premiados o 2º e
3º lugar.
·
O
professor também usará em sala de aula os dominós de tabuada de multiplicação e
divisão. Sendo que num primeiro momento será explicado aos alunos a regra e
objetivo do jogo.
RECURSOS:
Humanos: Professores, alunos, coordenadores.
Físicos: Data show, computadores, folhas de
sulfite, pinceis azul, preto, vermelho, Jogos de dominó de multiplicação e
divisão. Cd de música Tabuada de multiplicação.
Financeiros: camisetas personalizadas com a logo
marca do projeto e uma bicicleta.
ANEXOS
Pitágoras, filósofo e matemático
grego, século VI antes de Cristo inventou a tabela abaixo, na qual é possível
efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo
em um único lugar.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
20
|
3
|
6
|
9
|
12
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
30
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
40
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
50
|
6
|
12
|
18
|
24
|
30
|
36
|
42
|
48
|
54
|
60
|
7
|
14
|
21
|
28
|
35
|
42
|
49
|
56
|
63
|
70
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
80
|
9
|
18
|
27
|
36
|
45
|
54
|
63
|
72
|
81
|
90
|
Para se calcular, por meio desta
tabela, o produto de dois números, 5 x 9 por exemplo, basta localizar o
multiplicando (5) na primeira linha e o multiplicador (9) na primeira coluna. O
resultado do produto está no encontro da linha com a coluna. Observe que alguns
conceitos adicionais podem ser explorados a partir daqui: O de uma composição
tabular (matriz) – não estou dizendo que uma criança vá entendê-lo em toda a
sua plenitude;
A tabuada de Pitágoras, deve ser
utilizada dentro dos mesmos princípios didáticos e curriculares da tabuada
tradicional, ou seja, após as devidas explicações do que seja uma multiplicação
e uma divisão. No entanto, o uso da tabuada de Pitagóras tornaria, pelo menos,
o aprendizado mais divertido.
A composição da tabela é bem simples:
na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″, na dois “os
resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.
MODELO DE TABUADA PARA O 2º ANO
TABUADA DE PITÁGORAS
Material: 28 cartas como as da figura.
Número de jogadores: 2 a 4
Objetivo do jogo: Ficar sem cartas ou com o mínimo possível de cartas na mão.
Jogo: Embaralha – se as cartas sobre a mesa, com suas faces voltadas para baixo. Decide quem vai começar jogando. Cada jogador escolhe aleatoriamente 7 cartas para si. O primeiro jogador coloca uma de suas cartas sobre a mesa, com a face voltada para cima. No sentido anti-horário o segundo jogador coloca uma carta que faça par com uma das duas pontas da carta já colocada. Caso o jogado não tenha uma carta que faça par, passa a sua vez de jogar e vai para o próximo jogador. E assim sucessivamente.
Vence: quem ficar sem nenhuma carta na mão, caso isso não ocorra, vence quem tiver menos cartas na mão.
Número de jogadores: 2 a 4
Objetivo do jogo: Ficar sem cartas ou com o mínimo possível de cartas na mão.
Jogo: Embaralha – se as cartas sobre a mesa, com suas faces voltadas para baixo. Decide quem vai começar jogando. Cada jogador escolhe aleatoriamente 7 cartas para si. O primeiro jogador coloca uma de suas cartas sobre a mesa, com a face voltada para cima. No sentido anti-horário o segundo jogador coloca uma carta que faça par com uma das duas pontas da carta já colocada. Caso o jogado não tenha uma carta que faça par, passa a sua vez de jogar e vai para o próximo jogador. E assim sucessivamente.
Vence: quem ficar sem nenhuma carta na mão, caso isso não ocorra, vence quem tiver menos cartas na mão.
2º ano = 17
3º ano = 31
4º ano = 28
5º ano = 34