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 PROJETO TABUADÃO
2º ao 5º Ano

 


DURAÇÃO:
O projeto será desenvolvido no 4º bimestre de 2012 e poderá permanecer em evidência nos anos seguintes, caso, após avaliação, sinta-se necessidade de se manter o projeto.

META:
Aumentar o número de alunos com a capacidade de entender e memorizar a tabuada justificando o processo usado.


Coordenadores do Projeto: Patrícia Lopes Cardoso e Selma Maria
Professores:
Conceição Muniz
Ida de Castro
Odete Portela
Silvia Maria Leite


JUSTIFICATIVA:
Sabemos que o aprendizado da tabuada, no ensino básico, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. O grande número de alunos que cometem erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria. Pensando nisso estamos desenvolvendo este projeto para que possa ser empregado como elemento de apoio aos professores para o ensino da matemática.
OBJETIVO GERAL:
·        Estimular e motivar os alunos a aprender e a memorizar a tabuada.
·        Desenvolver o raciocínio lógico matemático e cálculos.
·  Aumentar o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aproveitamento, as competências e habilidades necessárias à aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Estudar a história de Pitágoras, filósofo e matemático grego.
·        Conhecer a tabuada de Pitágoras.
·        Estudar as tabuadas de multiplicação do 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
·        Completar quadros de tabuada de multiplicação.
·        Saber a regra do jogo de dominó da multiplicação.
·        Jogar dominó da multiplicação e divisão.
·        Resolver exercícios envolvendo as tabuadas estudadas em sala.

DESENVOLVIMENTO:
Os participantes do Projeto Tabuadão serão os meninos e meninas do 2º, 3º, 4º e 5º anos. Os alunos do 2º ano só escreverão a tabuada de multiplicação do 2 ao 5. E para os demais alunos de 3º, 4º e 5º anos deverão estudar toda a tabuada de multiplicação e da divisão.
O professor de sala de aula estimulará os alunos ao uso do raciocínio rápido, a compreensão do processo da tabuada, bem como a memorização, através de atividades relativas e também preparando-os para a competição.
Ao final de cada bimestre acontecerá a OLIMPÍADA da seguinte forma:
·                   Em sala de aula a professora irá distribuir um quadro da multiplicação para que os alunos completem em tempo determinado. Sendo que para a realização da prova, o 2º ano terá 20 minutos e o 3º, 4º e 5º ano terão um tempo de 10 minutos. Posteriormente a professora fará a correção para que avalie o desempenho de seus alunos.  

·        Num outro momento em sala de aula, a professora aplicadora e a coordenadora farão dois dias de TABUADÃO onde no primeiro dia num tempo determinado cada aluno irá responder a tabuada do 2 ao 5 e no outros dias as tabuadas do 6 ao 9;

·                   A correção será feita pelos aplicadores;
·              Em cada sala serão escolhidos os três primeiros lugares (aqueles com maior número de acertos);
·                   O primeiro lugar de cada sala receberá como prêmio uma camiseta da olimpíada; Também serão premiados o 2º e 3º lugar de cada turma.
·             O aluno vencedor não poderá ser premiado novamente no bimestre seguinte;
·                   No último bimestre, a competição acontecerá entre os vencedores de cada bimestre;
·                   O prêmio conferido ao primeiro lugar será surpresa. Também serão premiados o 2º e 3º lugar.
·                   O professor também usará em sala de aula os dominós de tabuada de multiplicação e divisão. Sendo que num primeiro momento será explicado aos alunos a regra e objetivo do jogo.

RECURSOS:
Humanos: Professores, alunos, coordenadores.
Físicos: Data show, computadores, folhas de sulfite, pinceis azul, preto, vermelho, Jogos de dominó de multiplicação e divisão. Cd de música Tabuada de multiplicação.
Financeiros: camisetas personalizadas com a logo marca do projeto e uma bicicleta.


ANEXOS
Pitágoras, filósofo e matemático grego, século VI antes de Cristo inventou a tabela abaixo, na qual é possível efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo em um único lugar.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
2
4
6
8
10
12
14
16
18
20
3
6
9
12
15
18
21
24
27
30
4
8
12
16
20
24
28
32
36
40
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
6
12
18
24
30
36
42
48
54
60
7
14
21
28
35
42
49
56
63
70
8
16
24
32
40
48
56
64
72
80
9
18
27
36
45
54
63
72
81
90

Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 5 x 9 por exemplo, basta localizar o multiplicando (5) na primeira linha e o multiplicador (9) na primeira coluna. O resultado do produto está no encontro da linha com a coluna. Observe que alguns conceitos adicionais podem ser explorados a partir daqui: O de uma composição tabular (matriz) – não estou dizendo que uma criança vá entendê-lo em toda a sua plenitude;
A tabuada de Pitágoras, deve ser utilizada dentro dos mesmos princípios didáticos e curriculares da tabuada tradicional, ou seja, após as devidas explicações do que seja uma multiplicação e uma divisão. No entanto, o uso da tabuada de Pitagóras tornaria, pelo menos, o aprendizado mais divertido.
A composição da tabela é bem simples: na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″, na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.




tabuada de multiplicação completa 778x1024 photoMODELO DE TABUADA PARA O 2º ANO




















TABUADA DE PITÁGORAS
tabuada_em_quadro

domin%C3%B3+tabuada+da+multiplica%C3%A7%C3%A3o+espa%C3%A7o+educar
Material: 28 cartas como as da figura.

Número de jogadores: 2 a 4

Objetivo do jogo: Ficar sem cartas ou com o mínimo possível de cartas na mão.

Jogo: Embaralha – se as cartas sobre a mesa, com suas faces voltadas para baixo. Decide quem vai começar jogando. Cada jogador escolhe aleatoriamente 7 cartas para si. O primeiro jogador coloca uma de suas cartas sobre a mesa, com a face voltada para cima. No sentido anti-horário o segundo jogador coloca uma carta que faça par com uma das duas pontas da carta já colocada. Caso o jogado não tenha uma carta que faça par, passa a sua vez de jogar e vai para o próximo jogador. E assim sucessivamente.

Vence: quem ficar sem nenhuma carta na mão, caso isso não ocorra, vence quem tiver menos cartas na mão. 

2º ano = 17
3º ano = 31
4º ano = 28
5º ano = 34