aspecto de acolher, aconchegar, procurar, oferecer bem-estar, conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição de educação neste processo. A qualidade do acolhimento deve garantir a qualidade da adaptação.” (Ortiz, Cisele, 2000).
Tendo em vista os aspectos citados acima faz-se necessário um planejamento cuidadoso, pois todos os detalhes são importantes, a relação e a criação de vínculos entre escola, pais, educadores e crianças se consolidam neste processo.
Planejamento e atenção às crianças
Construir uma disponibilidade interna para enfrentar as reações que o grupo novo de pais e crianças lhes provoca.
Participar dos momentos de discussão, reflexão e planejamento de ações para este processo,
sabendo que é um momento diferenciado e precisará de muita disponibilidade, inclusive fisicamente.
Contar com o apoio da equipe de direção nas dúvidas e dificuldades.
Preparar a sala de forma acolhedora, com cantos definidos.
Planejar atividades interessantes e diversas.
Observar cada criança individualmente, suas necessidades, dificuldades e angústias, respeitando seu ritmo.
Acolher as crianças com carinho, paciência e atenção, sendo acolhedora.
Fazer o registro das observações do comportamento das crianças (pauta de observação), pois ajudará a entender o processo de adaptação assim como ajustar o planejamento.
Atenção às famílias
Compreender que os pais também podem estar inseguros e muito ansiosos, daí a necessidade de transmitir segurança e receptividade.
Receber as famílias, dar atenção e explicar como deverão proceder caso permaneçam na sala com a criança: participam das atividades e incentivam a criança a interagir com os colegas e aos poucos, talvez no decorrer dos dias, se sentam em local que seu filho possa vê-lo para que o professor possa se aproximar e atender as necessidades dele.
Explicar que durante a aula seu foco é acolher as crianças mas que as famílias poderão
tirar suas dúvidas com a equipe de direção nesse período.