PAZ NO TRÂNSITO

Diretores de escolas assumem compromisso e apoiam campanha de paz no trânsito - Governo do Estado de Rondônia


 

“A adesão dos diretores de escolas é de fundamental importância, uma vez que se garante que a mesma chegue às salas de aulas e às casas dos alunos, alcançando um público ainda maior”, destacou a coordenadora regional de Educação,  Irany Oliveira.
O diferencial da campanha da Semana do Trânsito de 2015, conforme o superintendente estadual de Comunicação, Domingues Júnior, está na apresentação de depoimentos de sobreviventes de acidentes. “Não são atores. São homens e mulheres que estão falando daquilo que viveram, e das consequências que vivem”, salientou Domingues Júnior.
Segundo Domingues Júnior, responsável pela apresentação da campanha, cujo lançamento antecipa a Semana Nacional do Trânsito, prevista para setembro, a campanha estadual chocará um pouco as pessoas, mas também as sensibilizará. “Trata-se de pessoas que saíram de casa  para uma atividade qualquer, e que retornaram mutiladas, todas vitimadas pelo trânsito, que tem se tornado cada dia mais violento, em função da pressa exagerada dos condutores. Hoje as pessoas não têm paciência para esperar o tempo de um semáforo, estão sempre muito apressadas, atrasadas”.
O slogan “A verdade não arranca pedaço. Mas a violência no trânsito, sim”  é ilustrado com fotos de acidentes automobilísticos e vídeos da campanha, que começam a ser publicados e divulgados na mídia.
A participação das escolas se dará através da mobilização de alunos, familiares e professores, por meio de palestras, atividades curriculares  e o hasteamento de uma bandeira branca em cada instituição. Além das escolas, Rondônia está mobilizando todos os órgãos públicos para que possam aderir à campanha, que pretende promover a pacificação no trânsito, desde as ruas mais movimentas, passando pelas rodovias, até as vias secundárias nos bairros e outras estradas.
Alguns diretores aproveitaram para pontuar a necessidade de sinalização próximo às escolas, e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antonio Manoel, explicou que nem sempre o estado pode interferir na legislação municipal, que cuida da sinalização nos municípios. Mas anunciou que o Detran-RO, por meio de convênios, vai destinar aos municípios, ainda neste ano, cerca de R$ 240 mil para melhorar a sinalização do trânsito próximo às escolas.
O evento contou ainda com a presença dos vice-diretores de escolas estaduais, da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, e o adjunto Márcio Félix.